:: Diario de Pernambuco - Política, Brasil, Economia, Mundo, Vida Urbana, Esporte Total, Viver ::
Pernambuco.com

Diario de Pernambuco

  Enviar por e-mail Comentar Imprimir  
Fantasma de Collor



O dia 16 de março de 1990 está marcado a fogo na memória de milhões de brasileiros. Naquela data, o recém-empossado governo Fernando Collor levava ao desespero famílias que tinham aplicações em cadernetas de poupança ao anunciar o congelamento de valores superiores a 50 mil cruzados novos (cerca de R$ 5 mil na moeda nacional da época) durante 18 meses. Por um ano e meio, economias de toda uma vida ficariam indisponíveis. Sonhos foram desfeitos, planos queimados.

O episódio, conhecido como o confisco da poupança, foi a última grande mudança nas regras da caderneta que atormentou o país, sacrificado no sagrado combate à inflação. Contada até hoje como uma espécie de história de terror, a medida de Collor demonstrou como mexer na aplicação mais tradicional dos brasileiros pode ser perigoso. Tanto que o tema foi alvo de polêmica há duas semanas, quando o PPS acusou o governo Lula de planejar um novo confisco, informação prontamente negada pelo Planalto.

A história da relações públicas Valéria Rocha é um bom retrato da medida da situação. Ela havia passado pelo menos quatro anos juntando dinheiro para casar. Seis meses antes do grande dia, soube que as poupanças, incluindo a sua e a do então noivo, estavam retidas pelo governo. Todos os planos tiveram de ser refeitos. "Não foi o casamento com que eu havia sonhado. Não houve festa, nem viagem de lua de mel, e o vestido foi mais simples", lamenta. "Depois, você pode até ter todo o dinheiro do mundo, mas aquele momento já passou".


    COMPARTILHE A NOTÍCIA Adicione ao Uêba Adicione ao Digg Adicione ao Google Bookmarks Adicione ao Technorati Adicione ao Windows Live Adicione ao Reddit Adicione ao Del.icio.us Adicione ao Facebook Adicione ao Yahoo! My Web Adicione ao StumbleUpon


Carregando Aguarde: carregando capa...
Edição de domingo, 3 de maio de 2009 
Selecione a data do
Diario que você
deseja visualizar



Procurar