Diario de Pernambuco


Reconhecimento da qualidade
TIAGO CISNEIROS
Recife, domingo, 11 de setembro de 2011
Liber Terceirização é a única em todo o país com as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 em limpeza hospitalar
Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter Enviar por e-mail Comente a matéria Imprimir


SegundoWalmíria Albuquerque, além da própria equipe,
a Liber preocupa-se com a preservação do meio ambiente.
Imagem: BLENDA SOUTO MAIOR/DP/D.A PRESS
Há 25 anos em um segmento marcado pelo pouco tempo de sobrevivência, a Liber Terceirização vem lutando para conquistar (ou manter) o status de referência no mercado pernambucano. A empresa, que encara a satisfação dos funcionários e a sustentabilidade como partes fundamentais da sua missão, tem sido reconhecida pela atuação de qualidade. Ela é a única em todo o país com as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 no escopo de limpeza hospitalar e industrial.

Ao longo da sua história, a Liber sempre buscou diversificar os produtos. Para a diretora executiva, Walmíria Albuquerque, esse foi o caminho para se diferenciar. “A concorrência é predatória, principalmente na área de limpeza. Então, aperfeiçoamos os produtos, enquanto desenvolvemos outros com um nível de exigência maior.” A maior demanda atual é por funcionários administrativos, como recepcionistas, operadores de call center, digitadores e auxiliares de almoxarifado.

A procura vem, em grande parte, do setor público, visto que a Liber costuma concorrer em licitações municipais e estaduais. Hoje, a empresa atende às redes públicas de educação de Pernambuco, com funcionários de limpeza e portaria; e à de saúde do estado e do Recife, na parte de gestão de hotelaria hospitalar e limpeza. Além disso, tem contratos com companhias privadas, tanto no ramo da indústria, quanto do comércio. Entre os clientes, estão o Grupo Pajeú e a Ultragaz.

Para conservar a qualidade no atendimento, a Liber aposta na satisfação dos seus mais de 6 mil funcionários. Eles contam com serviço de atendimento psicossocial, tratamento psicológico quase inteiramente pago pela empresa, apoio médico e nutricional para gestantes, doação de materiais de construção em caso de problemas de moradia, entre outros benefícios. “É importante que, no momento do sofrimentos, eles tenham onde buscar. Fazemos pequenas coisas que, no dia a dia, somam muito”, afirma Walmíria.

Segundo ela, além da própria equipe, a Liber preocupa-se com a preservação do meio ambiente. “Usamos produtos biodegradáveis, papel de madeira de reflorestamento. Sempre buscamos fornecedores que tenham a mesma linha de pensamento”, diz. Para disseminar as práticas sustentáveis, a empresa também realiza campanhas internas de conscientização sobre, por exemplo, o uso da água e o destino do lixo.

O próximo passo é reforçar a atuação junto às populações de áreas de baixa renda. “Estamos buscando a certificação de Responsabilidade Social, mas o processo é lento e precisamos estar muito bem planejados”, afirma Walmíria. Desde a primeira certificação, em 2004, a Liber vem crescendo, em média, 10% ao ano.




Galeria de imagens


Edição do dia
economia - Clique na imagem para vê-la maior
Anteriores
Selecione a data do Diario que você deseja visualizar