Diario de Pernambuco

Primeiro ciborgue do mundo estará nesta quarta na UPE
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
30/04/2012 | 11h49 | Palestra



Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter Enviar por e-mail Imprimir

Neil Harbisson em palestra da Campus Party Brasil 2012. Imagem: Campus Party Brasil / Divulgação
Campus Party Brasil / Divulgação

A Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE) recebe, hoje (02), o primeiro ciborgue reconhecido mundialmente - o compositor e presidente da fundação Cyborg, Neil Harbisson. Vítima de acromatopsia - doença que só possibilita ao portador ver imagens em preto e branco - desde criança, Harbisson desenvolveu um olho eletrônico aos 20 anos, que permite a decodificação das cores por meio de sons, através de uma câmera acoplada à cabeça com microchip, que envia sinais sensoriais ao cérebro do músico.

A Fundação, criada em 2010, busca desenvolver pesquisas, ajudando seres humanos em condição semelhante a de Neil, a serem convertidos em ciborgues. O diretor palestrará na universidade pernambucana para expor os projetos elaborados pela organização internacional e conhecer os que vêm sendo desenvolvidos pela Poli-UPE. Um dos objetivos do encontro é fomentar parcerias entre as duas instituições.

De acordo com o professor Bruno Fernandes, Neil já tem conhecimento do projeto de decodificação de Libras por smartphones, que vem sendo elaborado por cerca de 20 alunos do mestrado em engenharia da computação da universidade. Este, por sua vez, permite o reconhecimento de gestos através de um potente servidor com 16 núcleos alocado na própria instituição de ensino, com protótipo a ser testado até o final deste ano. A proposta conta com o financiamento de R$ 45 mil para pesquisas, fornecidos pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

A palestra apesar de direcionada ao público especializado (professores, estudantes e profissionais da área de computação e robótica), é gratuita e aberta a todos. É importante a inscrição prévia pelo e-mail bjtf@ecomp.poli.br, para garantir vaga na ocasião. O evento se inicia às 12h, no auditório da faculdade, localizada na Rua Benfica, 455 - Madalena - Recife/PE. Mais informações: (81) 3184-7500.

Por Weslley Leal, Especial do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR





Galeria de imagens
Veja a galeria do dia


HTML

Imagens do Dia
Veja a galeria do dia
Roosewelt Pinheiro/ABr/D.A Press
Roosewelt Pinheiro/ABr/D.A Press
28|05|2012 - Supremo nega indenização a Cachoeira por declarações à imprensa

Leia a matéria


Mais notícias