Diario de Pernambuco

UPA de Barra de Jangada já está em funcionamento
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
02/07/2010 | 12h45 | Inauguração

Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter Enviar por e-mail Imprimir

Assista ao vídeo
UPA de Barra de Jangada já está em funcionamento. Imagens: Emanuele Carvalho/DP/D.A Press


UPA de Barra de Jangada já está em funcionamento. Imagem: Emanuele Carvalho/Esp. para DP
Imagem: Emanuele Carvalho/Esp. para DP
UPA de Barra de Jangada já está em funcionamento. Imagem: Emanuele Carvalho/Esp. para DP

Começa a funcionar hoje (2) em Barra de Jangada, no município de Jaboatão dos Guararapes, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Senador Wilson Campos. Durante a solenidade de inauguração, que aconteceu nesta manhã, estiveram presentes o governador Eduardo Campos, o vice-governador, João Lyra Neto, e o secretário de Saúde, Frederico Amâncio, além do prefeito de Jaboatão, Elias Gomes e parlamentares. 

A UPA já está operando com 100% do seu efetivo, que conta com uma média de 230 funcionários, sendo 48 médicos, e terá capacidade para realizar, diariamente, 500 atendimentos de urgência, nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria, tendo ainda, disponível para a população, um turno de atendimento à Traumato-ortopedia de baixa complexidade, funcionando 24h por dia. No total, são sete consultórios, 18 leitos de enfermaria (sendo quatro destinados à estabilização dos doentes graves), sala de raios-X e nebulização. Os casos de maior complexidade serão encaminhados para o Hospital Dom Helder Câmara, inaugurado ontem (1º).

Na inauguração o governador Eduardo Campos ressaltou a importância da UPA para a região, que era desassistida pelo governo. “A UPA vai ajudar a estruturar a rede de urgência e emergência de Jaboatão, desafogando as emergências do Recife, atendendo bairros como Curcurana, Lagoa do Náutico, Prazeres e Pontezinha”. O Secretário de Saúde, Frederico Amâncio, ratificou as informações do governador, ressaltando a necessidade da UPA para a região. “A partir de um estudo que foi feito, resolvemos implantar três UPAs em Jaboatão, para assim, ampliar a rede de assistência para a população local, para que sejam atendidos no próprio município”.

A dona de casa Zenaide Régis Figueiredo ressalta a importância da UPA para a região, “pois a população é carente e não tinha dinheiro para se deslocar para outros hospitais, e com a UPA vai melhorar muito”, afirma.

Junto com as unidades de Engenho Velho, que será inaugurada em novembro, e Cabo de Santo Agostinho, a UPA de Barra de Jangada fará parte do cinturão de assistência sul, que pretende referenciar pacientes para o Hospital Metropolitano Sul Dom Hélder Câmara. A Fundação Professor Martiniano Fernandes (Imip) será responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento. 

 

Por Emanuele Carvalho, da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

 

 

 




Galeria de imagens
Veja a galeria do dia


BD

Imagens do Dia
Veja a galeria do dia
Roosewelt Pinheiro/ABr/D.A Press
Roosewelt Pinheiro/ABr/D.A Press
28|05|2012 - Supremo nega indenização a Cachoeira por declarações à imprensa

Leia a matéria


Outras notícias